segunda-feira, 11 de julho de 2011

Texto para reflexão


                                                                                                           Pámela Kuhn
                                                                                       Adap. Professora Fátima Cristina

Fidelidade

         O primeiro requisito para os líderes e professores é a fidelidade. Qual é seu nível de compromisso para com as crianças? Você pede para ser substituído devido a uma dorzinha qualquer? O sentimento, hoje não estou com vontade de ver planejamento, de elaborar atividade, etc. faz com que você pegue o telefone? É fácil encontrar alguma desculpa para não comparecer à sua classe ou o planejamento? Se isto estiver acontecendo você precisa rever sua fidelidade.
         Muitas vezes a infidelidade se manifesta quando deixamos de ser fiéis no nosso preparo.

         1.   Você leu todo o planejamento no início da semana?
         2.   Você preparou uma lista de idéias, na segunda-feira?
         3.   Você providenciou o material na quarta-feira?
         4.   Você orou por seus alunos durante a semana?

         Se você respondeu “não” para alguma das perguntas acima, pode estar sofrendo do mal da procrastinação. Procure ser fiel durante a semana toda!
         A fidelidade é um elemento muito importante para os líderes e professores.
Disponibilidade

         O segundo elemento é estar disponível às crianças a quem você serve. Elas sabem como agir quando têm um pedido? Podem ligar para você quando têm uma necessidade?
         Você está disposto a deixar o que está fazendo para estar com seu aluno quando sente que ele está lutando com algum problema?
         Assegure a seus alunos de que poderão procurá-lo sempre que desejarem. Deixe o número de seu telefone bem visível em algum lugar da classe. Anote também este verso bíblico ou outro de sua preferência: “Se uma delas cair, a outra a ajuda a levantar-se; mas o homem sozinho quando cai, está em má situação. ... duas pessoas juntas podem se defender melhor” (Eclesiastes 4:10, 12, BV).
Ainda que nunca telefonem para você, saberão que têm alguém a quem recorrer.
   
          Quando uma criança pede oração, ore! Não generalize dizendo: “Senhor, abençoe os alunos desta classe”. Ore de forma específica: “Senhor, Tu conheces a preocupação do João e o pedido de oração que ele fez. Hoje, entrego-Te as preocupações dele. Que a Tua vontade se faça em tudo. Ainda, Senhor, ajuda-me a ser um amigo especial para auxiliar o João”.
         Ore diariamente. Faça acompanhamento. “João, Deus o ajudou “Seu problema de saúde melhorou?” Louvem juntos a Deus quando houver resposta. Isso irá formar laços entre você e os alunos e demais auxiliares na classe – não importa se tenham 3, 4 5 ou 50 anos.

Disposição de Aprender

         O último elemento para termos líderes e professores especiais é a sua disposição de aprender. Não presuma que você sabe tudo a respeito planejamento simplesmente porque pensa: sou o líder ou ouvi essa história durante toda a minha vida. Pesquise formas criativas de alcançar seus alunos para ensinar uma história conhecida ou outro conteúdo qualquer. Participe das formações a você proporcionadas com interesse e disposição. Converse com líderes e professores bem-sucedidos em seu ensino. Pesquise todos os livros possíveis a fim de tornar o planejamento mais interessante.

Ainda, Sorria com Verdadeira Alegria
         Sorria com verdadeira alegria. Joseph Marmion disse: “A alegria é o eco da vida de Deus em nós”. Sorria sempre; isso irá criar no coração de cada aluno o desejo de conhecer e o desejo de descobrir junto com você.
            Ao pôr em prática esses requisitos, certamente você será líder ou professor de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário