domingo, 25 de março de 2012

Projeto Páscoa-2012



Tema: Páscoa

 Justificativa
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
Objetivo:

©   Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.
Conhecer o sentido da páscoa e desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.
Sugestão de atividades:

Conversa informal sobre a Páscoa seu significado e seus símbolos.Deixe que as crianças falem sobre o que entendem por Páscoa e vá informando sobre o verdadeiro sentido .
Depois você pode cantar várias músicas sobre a Páscoa e pedir aos alunos que representem a música através da expressão corporal.

Recortes de figuras: As crianças poderão recortar um desenho que gostaram e colá-lo no ovo. Com um pincel deverão recobrir o ovo com cola passando sobre o desenho e esperar secar.
Marmorização: Esta técnica é feita aproveitando-se de que o óleo e a água não se misturam. Dilua um corante (pode ser o usado para cozinhar) em um pouco de água, pingue algumas gotas de óleo de cozinha. Misture levemente e coloque o ovo dentro. Envolva com cuidado o ovo na mistura e retire-o deixando secar. Se desejar, pode-se repetir a operação com outra cor depois que o ovo estiver seco.

Onde estão os Ovinhos

Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha. Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível
Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos. Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.
Colorir desenhos
Desenho livre

Mas afinal qual o significado dos principais simbolos da páscoa?

coelho - O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar a boa nova da ressurreição pelo mundo afora.

Ovo - Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna.

Cordeiro - Simboliza Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.

Pão e vinho - Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Cristo
Sugestões e Curiosidades:
Enquanto você espera o coelho, descubra algumas curiosidades sobre essa festa e saiba como ela é comemorada por outros povos do mundo.

A primavera está chegando -A Páscoa é uma festa religiosa dos cristãos e comemora a ressurreição de Jesus. Mas há muito tempo povos do hemisfério norte festejavam nessa mesma época a chegada da primavera e o renascimento da natureza. Na festa antiga já se usavam símbolos como coelhos e ovos pintados com cores que lembravam o colorido que toma conta do campo na primavera.

Bruxinhas à solta -Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber algo em troca.

De todas as cores -Na Ucrânia, um país da Europa, uma das tradições é pintar ovos de verdade e dar de presente na Páscoa. Eles são chamados de pessankas e suas cores e desenhos têm significados especiais.

Ovos de coelho? -Há várias lendas sobre o coelho da Páscoa. Uma história alemã, que chegou à América com os imigrantes, diz que um coelhinho visita as crianças escondendo os ovos coloridos no domingo de Páscoa. Outra lenda conta que uma mulher coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para seus filhos na Páscoa. Quando eles descobriram o ninho, um coelho passou correndo e espalhou se a história de que ele havia trazido os ovos.

Cadê o ovo? -Nos Estados Unidos é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa: os pais escondem ovos e as crianças têm de encontra-los.

Idéia gostosa -Antigamente as pessoas presenteavam com ovos de verdade. A idéia genial de substituir os ovos de galinha pelos de chocolate foi dos vendedores de doces.

Outra páscoa - Os judeus comemoram a sua Páscoa entre os meses de março e abril. Ela é chamada de Pessach. São oito dias de festa para celebrar um acontecimento da época dos faraós: a saída dos judeus do Egito, onde viviam como escravos, em busca de um lar. Nesses dias as famílias se reúnem, os pais falam sobre antigas tradições para os filhos e todos comem alimentos feitos de modo especial.

0 comentários:

Postar um comentário