sábado, 30 de junho de 2012

Projeto: Dia do Amigo 2012


Origem do Dia do Amigo

O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". No Brasil, o dia 20 de Julho também foi adotado como sendo o dia do Amigo
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
Justificativa:

A amizade se constrói na convivência, nas ações do dia-a-dia. Dessa forma o ambiente escolar tem sem dúvida uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando reflexões e aprendizagens sobre os valores, valores estes que precisam ser estimulados, tais como: diálogo, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância... Por tanto é necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de constantes aprendizagens para a criança, visando atender às suas necessidades e seu total desenvolvimento.
Objetivos:
*Refletir sobre a amizade verdadeira.
*Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;

*Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
*Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;

*Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
*Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;

*Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
*Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
*Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.

Como explorar este dia na escola?

É sabido que este dia é muito comemorado nas escolas e tem como objetivo socializar o grupo, integrar as crianças e demonstrar a importância dos amigos em nossas vidas, por isso é importante que o educador converse antes na roda de conversa, socialize com as crianças o que é ser amigo, quem tem amigos, quantos, o que gostam de fazer com seus amigos, enfim propor momentos de reflexão sobre o que é ser amigo. Portanto seguem algumas sugestões para trabalhar a temática em sala de aula
.
Atividades sugeridas:

1.Promover um "amigo oculto" presenteando o amigo com um cartão produzido em sala de aula.
2.Promover brincadeiras "cooperativas".
3.Contar histórias que tem a "amizade" como tema.
4.Montar um mural com os "amigos" da turma: cada um faz o seu desenho e recorta (ou dar uma silhueta para a criança desenhar o seu auto-retrato).
5.Colocar lado a lado (como uma roda), ao redor de um grande coração com a palavra AMIGOS.
6. Confecção de cartões, acrósticos, poemas, paródias.
7.Homenagear seu(a) amiga(o) com um verso de uma música que tenha a ver com o mesmo.
8.RECONHECENDO O AMIGO colocar o nome de todos os alunos presentes; sorteio; cada pessoa deverá através de um desenho caracterizar o colega-amigo sorteado, sem nomeá-lo; após os desenhos feitos, haverá uma exposição para que cada participante se reconheça escolhendo um dos desenhos do quadro; em seguida, haverá a socialização para verificar se o desenho corresponde à pessoa de cada um com a confirmação pelo colega que desenhou.
9.FALE AO CORAÇÃO DO SEU AMIGO SECRETO sorteio dos participantes; cada um fará uma mensagem para o amigo secreto, ressaltando as qualidades positivas.
10.Envolver as crianças na decoração da sala e na confecção de lembrancinhas para ser entregue aos amigos no final do dia.
11.Debater sobre algumas personalidades que contribuíram para a construção da paz, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela entre outros.
12.Dispor o grupo em círculo e colocar uma música de fundo, lançando uma bola entre os participantes, que devem passá-la uns para os outros até que a música seja interrompida. Quando parar a música, quem estiver com a bola diz seu nome, quantos amigos tem e o que pensa ser importante numa amizade. Segue a dinâmica por alguns minutos, pedindo que as pessoas prestem atenção às falas dos colegas. Retoma-se com o grupo as idéias, destacando palavras-chaves que surgiram, reforçando o valor da amizade verdadeira em todos os tempos e idades. Pode-se concluir com a música sobre amizade.
13-Explorar a letras das palavras Amigo e Amizade

Hora do conto...

O Dinossauro Rabugento

Era uma vez um dinossauro muito rabugento e feio, nunca lavava os dentes e vestia roupas muito sujas e velhas. Ele vivia sozinho numa casa de madeira protegida por uma vedação muito alta e com um portão fechado a sete chaves no meio da floresta.

O rabugento não tinha amigos e afastava todas as pessoas que se aproximavam da sua casa com um grito muito forte.
Perto da floresta havia uma aldeia onde viviam duas crianças que se chamavam Ana e Bernardo. Um dia eles foram à floresta procurar um sítio para brincar.
Andaram, andaram, até que chegou a noite e o Bernardo e a Ana ficaram perdidos na floresta cheios de fome, sede e frio. No outro dia, os meninos encontraram a casa do dinossauro
O dinossauro rabugento começou logo a gritar, mas os meninos não tiveram medo, até estavam felizes por encontrar alguém. O Rabugento teve pena deles e levou-os para sua casa. Fez um fogo para os aquecer, deu-lhes de comer, beber e brincou com eles. Nesse tempo o dinossauro não estava rabugento, estava muito contente por ter os meninos na sua casa.
O Bernardo e a Ana ficaram alguns dias na casa do dinossauro. Mas depois lembraram - se que os pais estavam preocupados e pediram ao dinossauro que os levasse a casa. No dia seguinte, o dinossauro foi levar os meninos a casa, mas teve de fugir rápido porque as pessoas estavam a ficar assustadas.
No outro dia, o rabugento recebeu uma carta de uma festa em honra dele, porque os meninos tinham contado o que se tinha passado aos pais e a todas as pessoas da aldeia. O dinossauro vestiu um fato vermelho ás pintas, lavou os dentes e pôs um laço muito colorido e foi para a festa.
Quando lá chegou, trataram-no muito bem e ele disse que nunca mais ia ser rabugento. O dinossauro descobre, assim, como é bom ajudar as pessoas e merecer a sua amizade.

Alfabeto do Amigo

A ceita você como você é.
B ota fé em você.
C hama-o ao telefone só pra dizer oi.
D á-lhe amor incondicional.
E nsina-lhe o que sabe de bom.
F az-lhe favores que os outros não fariam.
G rava na memória bons momentos passados com você.
H umor não lhe falta pra fazer você sorrir.
I nterpreta com bondade tudo o que você diz.
J amais o julga, esteja você certo ou errado.
L ivra-o da solidão.
M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão.
N unca o deixa em abandono.
O ferece ajuda quando vê sua necessidade.
P erdoa e compreende suas falhas humanas.
Q uer vê-lo sempre feliz.
R i com você e chora quando você chora.
S empre se faz presente nos momentos de aflição.
T oma suas dores e evita que o maltratem.
U m sorriso seu basta para fazê-lo feliz.
V ence o inimigo invencível junto com você.
X inga e briga por você.
Z ela, enfim, pela joia que você representa.




0 comentários:

Postar um comentário