quinta-feira, 16 de maio de 2013


Tema: Projeto: Faz-de-conta das profissões.

 

Como é importante para a criança brincar, pois quando está brincando ela desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de se socializar, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.

O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, que desencadeia o uso da imaginação criadora. Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Ela pode, neste brinquedo mágico, expressar e trabalhar as fortes emoções, muitas vezes difíceis de suportar. E, a partir de suas ações nas brincadeiras, explora as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las.


Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Por exemplo, para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer alguma de suas características, seus conhecimentos provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. A fonte de seus conhecimentos é múltipla, mas estes se encontram, ainda, fragmentados. (BRASIL, 1998 p.27).


Com o faz-de-conta a criança reflete seus valores e sua visão de mundo adquiridos com seus familiares, compartilhando com as demais crianças as experiências vivenciadas em casa. Por isso, é importante que o professor fique atento para intervir pedagogicamente, no sentido de superar preconceitos e proporcionar relações saudáveis.


Conforme Oliveira (2010 p.163) comenta, o faz de conta “abre caminho para autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. São os jogos, ainda, instrumentos para aprendizagem de regras sociais”.


As crianças aprendem a cada nova brincadeira, desenvolvem as formas de convivência social, modificando e recebendo novos conteúdos, a fim de renovar suas aprendizagens. Quando brinca repetidamente ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber. Para Kishimoto (2003, p.43) “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”.

Objetivo Geral:

©    
Oportunizar a brincadeira de faz-de-conta, desenvolvendo a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de socializar-se, de despertar a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do processo de aprendizagem.



Situação Problema:

 Como as brincadeiras de faz-de-conta podem auxiliar na socialização e no desenvolvimento da imaginação das crianças através das profissões?

Sugestões de atividades:


•Roda de conversas: Quem sou? O que quero ser quando crescer? Que profissões conheço? Qual a função de cada uma? O que as diferencia das outras?
•Trazer objetos que caracterizem diferentes profissões. Pode-se criar um baú. Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente.
•Mural de figuras e/ou desenhos.
•Entrevistas com o papai e a mamãe: Qual a profissão de cada um? O que fazem?
•Convidar um pai e/ou uma mãe de diferentes profissões para palestra em sala de aula.
•Poemas e músicas:
Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar uma  canção. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.

Atividades  com a letra Pp e as vogais

Atividades com os numerais

Desenho para colorir

Recursos:

Utilização de objetos referente às profissões, revistas, brinquedos de cozinha, tecidos, rolo para pintura, cartas de Obra de Arte (Portinari), bola de futebol e livro de história.


Avaliação: A avaliação será realizada mediante a observação das crianças quanto as suas atitudes em relação ao outro, se conseguem brincar coletivamente, se respeitam as regras, dividem tarefas e se mostram interesse pelas brincadeiras de faz de conta, vivenciando situações de desenvolvimento da imaginação.

 

















 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário