quinta-feira, 16 de maio de 2013


Tema: Eu e minha identidade/ Circo

 


Justificativa:

Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas pois, ajuda  as mesmas a perceberem que elas tem uma história de vida e são parte atuante no mundo em que vivem.
Trabalhar a identidade das crianças também é importante para nós professores que conseguiremos obter informações significativas a respeito delas.

Objetivo Geral:

Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, como parte do mundo, bem como analisar as diferenças entre eles e os colegas.

Objetivos Específicos:

v Conhecer a história de seu nome e seu significado;

v Identificar os costumes de sua família e do grupo em que está inserido;

v Identificar suas preferências;

v Desenvolver a imaginação e a criatividade;

v Construção do eu e do outro;

v Estimular o hábito da leitura;

v Desenvolver a coordenação motora ampla;

v Desenvolver a coordenação motora fina;

v Trabalhar as diferenças

v Identificar formas geométricas

v Estabelecer relação entre numeral e quantidade;

v Apropriar progressivamente da imagem corporal.

Desenvolvimento ou sugestão de atividades:

§  Roda de conversa (o nome de cada um, as características, as diferenças entre as pessoas...),

§  Dinâmica do espelho na caixinha ou outro espelho que a escola tenha.

§  Trabalhos diversos (colorir, recortar, colar...)

§  Meu tamanho, minha mão, meu pé, quantos anos tenho, autorretrato.

§  Brincadeiras (músicas e jogos)

§  Painel da turma

§  Confecção de crachás

§  Trabalhando a letra inicial do nome de cada um

§  Colagem de palitos de picolé conforme a idade

§  Carimbo da mão com tinta

§  Medindo a altura com barbante

 




















Culminância:

Exposição do painel com fotos ou desenhos dos alunos e a história do nome de cada um.




 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário